Publicado em: 24/05/2019

O impacto da apuração de custos na performance dos hospitais.

Um dos pontos sensíveis na gestão hospitalar, e na controladoria da maioria das empresas e diversos segmentos é o acompanhamento e análise dos custos da organização.

Um dos pontos sensíveis na gestão hospitalar, e na controladoria da maioria das empresas e diversos segmentos é o acompanhamento e análise dos custos da organização.O volume de variáveis e a parametrização dos rateios para cada serviço ou departamento é tão diversificado que a apuração parece um trabalho sem fim e altamente complexos. Mas em um mercado em que o melhor resultado com o menor custo é o que garante a prosperidade das instituições, o gerenciamento de custos é essencial. Mais do que isso, quando realizado de maneira estratégica é capaz de apontar as inconsistências do processo e indicar oportunidades de ampliar o faturamento, sem a necessidade de investimento em ampliações ou novos serviços.

Após identificar a necessidade de construir informações mais inteligentes que os dados disponíveis nos ERPs, a ISEE Consultoria desenvolveu o serviço de Gestão Estratégica de Custos, cuja principal característica é oferecer aos clientes vantagem competitiva através da composição de indicadores e análises precisas. 

 

Diagnóstico e Parametrização 

O processo de Gestão Estratégica de Custos começa com a parametrização das informações que o hospital ou clínica já possui. Um consultor especializado realiza a extração de dados do ERP e avalia a consistência dos números, bem como identifica a totalidade dos itens necessários para a composição dos custos de cada serviço.

Nesta etapa, a consultoria também assessora o hospital na composição dos centros de custos e critérios de rateios. Amilton Schmidt, consultor especializado, revela que este é um momento crucial na operação. "Estabelecer a distribuição dos custos dentro de critérios bem construídos será essencial para identificar os serviços e departamentos que estão incompatíveis com as práticas do mercado ou gerando prejuízos". 

Além do know how especializado, a experiência de implantação em mais de 40 instituições e as referências de mercado estão entre as vantagens de realizar o gerenciamento de custos com o suporte da ISEE Consultoria. "No geral identificar se o hospital está praticando custos próximos aos dos mercado é um desafio gigantesco. As informações são difíceis de coletar e nem sempre é possível atestar a confiabilidade dos números. Ao longo do tempo conseguimos estabelecer os parâmetros de mercado e realizar comparativos com nossos clientes e a média de sustentabilidade do negócio.", indica Amilton. 

 

Gerenciamento de Custos em prol da melhoria contínua

Com todos os parâmetros estabelecidos, a Gestão Estratégica de Custos realiza mês a mês a análise da informações e entrega os indicadores de desempenho do Hospital no período. A automatização dos números, permite aos analistas e administradores acompanhar todas as discrepâncias superiores ou inferiores a 25% apontando com facilidade as inconsistências e situações atípicas, como por exemplo um procedimento cujo custo foi muito maior que a média mensal, ou variações relevantes nas despesas fixas. 

Além dessas informações, o acompanhamento mensal dos custos também contribui diretamente para que o gestor possa acompanhar os serviços que geram maior receita, os departamentos que estão desalinhados com a média de custo do mercado ou procedimentos cuja margem não é satisfatória, permitindo que a empresa possa buscar estratégias para melhorar a performance em cada um destes quesitos. Com o suporte da consultoria, o Hospital ainda tem acesso às tendências do mercado nos processos de gestão para garantir que os melhores processos sejam aplicados no negócio.

A apuração mensal dos custos diminui a demandas da equipe de contabilidade, ou controladoria, automatizando o levantamento dos dados e otimizando a entrega de indicadores estratégicos. Com informações fiéis à realidade do negócio a gestão é capaz de realizar aprimoramentos assertivas e entregar o funcionamento do hospital em sua melhor forma.